top of page
04.jpg

FLORAIS DE BACH

01_edited.jpg
04_edited.jpg

FLORAIS DE BACH

A terapia de florais é uma prática complementar e não medicamentosa que, por meio dos vários sistemas de essências florais, modifica certos estados vibratórios auxiliando a equilibrar e harmonizar o indivíduo. O pioneiro das essências florais foi o médico inglês Edward Bach que, na década de 1930, inspirado nos trabalhos de Paracelso, Hahnemann e Steiner, adota a utilização terapêutica da energia essencial – energia sutil – de algumas flores silvestres que cresciam sem a interferência do ser humano, para o equilíbrio e harmonia da personalidade do indivíduo, reatando laços com a tradição alquímica de Paracelso e Hildegard Von Bingen, numa nova abordagem da saúde.

As essências florais são extratos líquidos naturais, inodoros e altamente diluídos de flores que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis sutis e harmonizando a pessoa internamente e no meio em que vive. São preparadas a partir de flores silvestres no auge da floração, nas primeiras horas da manhã, quando as flores ainda se encontram úmidas pelo orvalho, obtidas através da colheita de flores extraídas de lugares da natureza que se encontram intactos.


 A essência floral que se origina da planta em floração atua nos arquétipos da alma humana, estimulando transformação positiva na forma de pensamento e propiciando o desenvolvimento interior, equilíbrio emocional que conduz a novos comportamentos. Não é fitoterápico, não é fragrância, não é homeopatia, não é droga. Pode ser adotado em qualquer idade, não interferindo com outros métodos terapêuticos e/ou medicamentos, potencializando-os. Os efeitos podem ser observados de imediato, em indivíduos de maior sensibilidade.


Em que áreas da medicina podem ser utilizados os florais de Bach?

Como uma terapia complementar, a terapia Floral de Bach é utilizada em todo mundo em diversas especialidades como a pediatria, odontologia, ginecologia, psicologia, ortopedia, fonoaudiologia, obstetrícia, veterinária, para plantas, entre outras.

 

Florais de Bach tem contraindicações ou provoca reações adversas? 

Como as essências florais agem numa dimensão além do corpo físico, na esfera mais sutil do organismo onde se encontram as emoções e estados mentais, às vezes podem provocar reações passageiras de catarse, que agem como válvulas de escape em busca do equilíbrio interior. É comum se apresentarem em forma sonhos, gemidos ou suspiros fora de hora, sonolência ou diurese e sudorese sem motivo aparente, quando se utilizam essências purificadoras. No entanto, muito passageiras.

PORTARIA N° 702, DE 21 DE MARÇO DE 2018

Art. 1º Ficam incluídas, na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC, as seguintes práticas: aromaterapia, apiterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde, ozonioterapia, terapia de florais e termalismo social/crenoterapiaapresentadas, nos termos do Anexo A.

bottom of page